IPTU Recife 2018

Reajuste IPTU Recife 2018

Para os contribuintes de algumas cidades pernambucanas o percentual de correção do IPTU Recife 2018 será 2,7%, equivalente à inflação acumulada entre novembro de 2016 e outubro de 2017, medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE. O percentual é o menor dos últimos cinco anos e metade do reajuste de 2013, que foi de 5,45%.

A queda da inflação ao longo deste ano vai implicar no menor reajuste do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ( IPTU ) pago pelos recifenses desde 2013. Fixado com base no IPCA, o tributo terá sua correção já aplicada ao pagamento referente a janeiro de 2018. Se para os contribuintes o percentual mais baixo representa um alívio, para os cofres municipais pode significar uma queda na arrecadação. A Prefeitura do Recife, no entanto, aposta que o número inferior ao aplicado nos últimos anos e a perspectiva de melhora do cenário econômico estimulem a adimplência, diminuindo a possibilidade de queda real de receita.

Segundo a secretaria, o percentual médio de adimplência na cidade chegava em 82% há três anos – antes do agravamento da crise econômica. Nos últimos anos, essa taxa caiu para abaixo de 78%. O impacto dessa perda é grande nas receitas da capital pernambucana, considerando que o IPTU Recife é a terceira maior fonte de recursos próprios e foi responsável por 26% das receitas tributárias em 2016.

IPTU Recife 2018

O contribuinte recifense que informou o CPF para a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ( NFS-e ) ao longo deste ano poderá solicitar um desconto no valor do IPTU 2018. E mesmo o contribuinte que não é proprietário do imóvel, mas informou o CPF no ato da compra, pode indicar no mesmo endereço eletrônico o imóvel para o qual deseja direcionar seu crédito. Cada residência pode receber um desconto de até 50% sobre o valor do imposto.

Valor Venal IPTU Recife 2018

O valor venal de um imóvel refere-se a uma estimativa de preço por compra e venda que o Poder Público estipula para determinados bens — ou seja, o preço que o imóvel alcançaria em uma transação à vista. A finalidade principal dessa avaliação é definir o valor de emolumentos administrativos ou judiciais — quando necessário — e, principalmente, de certos impostos.

Como exemplo, temos a cobrança do IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana ) em nível municipal. Alguns coeficientes são considerados para o cálculo do valor venal do imóvel — que podem variar de cidade para cidade. Normalmente, o cálculo leva em consideração as características do imóvel ( posição, idade, tipologia ), a função da área da edificação, a utilização ( comercial, residencial ou outros ) e a média de valor do m² para os imóveis no mesmo logradouro ( valor unitário padrão ). No entanto, cabe reforçar que o cálculo varia em cada cidade.

IPTU Recife 2018 Parcelamento – Quantas Parcelas?

Ao emitir/receber seu boleto referente ao IPTU Recife 2018 você poderá dividi-lo em até 10 vezes, sendo necessário pagar esse valor todos os meses até ser finalizado. O parcelamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.

Consulta e como emitir o Boleto do IPTU Recife 2018?

Para emitir sua guia de pagamento do IPTU Recife 2018 saiba que é muito fácil realizar tal ação através do site da Prefeitura do Recife. É possível emitir os boletos através do sequencial do imóvel ou do CPF/CNPJ acessando o Portal de Finanças no site da Prefeitura do Recife. Para emitir os extratos acesse: www.portalfinancas.recife.pe.gov.br

*Este site não coleta dados, você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura do Recife.

IPTU Recife 2018 Segunda Via

A segunda via do IPTU Recife é feita da mesma forma que a emissão do boleto. Acesse o site da Prefeitura acima e consulte o IPTU informando os dados solicitados.

IPTU Recife 2018 Débitos Atrasados

O IPTU Recife é cobrado todos os anos pela prefeitura da cidade e é importante ficar atento as datas e aos valores que são relacionados ao seu pagamento. Os valores de impostos em atraso, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet, através do site da Prefeitura de Recife. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.

IPTU Recife 2018 Certidão

A Certidão Negativa de Débitos ( CND ) Recife é um documento emitido por qualquer órgão do governo. Ele confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem. É como um atestado de regularidade. É possível emitir a CND de Recife no site da Prefeitura.

IPTU Recife 2018 PPI

O PPI é um programa para pagamentos de tributos da Prefeitura do Recife. Aproveite esta oportunidade e obtenha desconto de até 90% nas multas e juros e fique adimplente com o município. Assim, você poderá estar apto aos demais benefícios contidos na legislação. Emita o seu extrato de débitos e veja o(s) valor(es) para emitir a(s) guia(s) para pagamento à vista com o desconto de 90% nos juros e nas multas. É possível também parcelar o débito com os seguintes descontos nas multas e nos juros:

  • 2 a 12 PARCELAS, desconto de 70%
  • 13 a 24 PARCELAS, desconto de 50%
  • 25 a 36 PARCELAS, desconto de 30%

Isenção IPTU Recife 2018

É concedida isenção parcial de 50% ( cinqüenta por cento ) do valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU – ao aposentado ou pensionista do regime da Previdência Social instituído pela Lei Federal n° 6.439, de 1° de setembro de 1977 que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I – possua um único imóvel residencial e que outro não possua o cônjuge, o filho menor ou maior inválido;
II – não tenha qualquer vínculo empregatício.
IlI – Imóveis de valor venal não superior a vinte mil UFIRs ( cerca de R$ 40 mil ).